05:00
Quinta-Feira 24 de Abril de 2014
Busca

Projeto Trilhas, do Instituto Natura, forma educadores da rede pública em todo o Brasil para aprimorar processo de alfabetização
Realizada em parceria com o Ministério da Educação e a Comunidade Educativa, iniciativa distribui kits com 20 títulos a 72.051 escolas de ensino fundamental de dois mil municípios brasileiros
Próxima | Anterior
O Ministério da Educação, em parceria com o Instituto Natura e a Comunidade Educativa (Cedac), está distribuindo a 72.051 escolas públicas de todo o Brasil um kit com 20 títulos literários e materiais de apoio ao professor que serão utilizados em sala de aula para aprimorar o processo de alfabetização de crianças da rede pública de ensino.
 
Serão contempladas pelos materiais as capitais e grandes cidades do país, além de municípios prioritários estabelecidos pelo Ministério da Educação, que receberão kits para todas as suas escolas. Também serão beneficiadas as escolas que tiveram nota abaixo da média no Ideb (índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
 
Paralelamente à distribuição de materiais, o Instituto Natura realiza, em maio e junho, 71 encontros para formar três mil técnicos das secretarias de educação e outros profissionais de 1.700 municípios no país, que estimularão e orientarão os docentes sobre o uso do material nas escolas de suas redes. Os técnicos atuarão como multiplicadores em suas regiões. A rede atingirá em torno de 4.100 participantes diretos – entre eles técnicos e formadores – e 215 mil indiretos, cerca de 72 mil diretores escolares e coordenadores pedagógicos e 140 mil professores.
 
Além disso, o kit contém materiais para capacitação de técnicos das secretarias de educação, diretores e professores. São cadernos de orientação divididos em três temas: Trilhas para ler e escrever textos, Trilhas para abrir o apetite poético e Trilhas de jogos. Inclui também materiais pedagógicos, como jogos e cartelas para atividades, além do acervo de livros. Todas as escolas de ensino fundamental contempladas pelos critérios acima receberão um ou mais kits, dependendo do número de crianças. O material também pode ser usado por professores que não sejam do primeiro ano e contém dicas para realizar as adaptações necessárias a cada nível.
 
A Rede de Ancoragem do Projeto Trilhas pretende incentivar a implantação e auxiliar o uso de materiais pelos professores em sala de aula nas escolas públicas, por meio de encontros de formação. É organizada pelo Instituto Natura e formada por representantes do Consed (Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação), da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação) e professores universitários, além de representantes dos estados e municípios contemplados, diretores pedagógicos e professores.
 
Sobre o projeto Trilhas - Trilhas é uma iniciativa do MEC e do Instituto Natura, com coordenação técnica da Comunidade Educativa CEDAC (Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária). É composto por diversos materiais elaborados para apoiar o trabalho dos professores criando oportunidades para que as crianças em processo de alfabetização tenham maior acesso à literatura infantil e, consequentemente, à cultura escrita.  Antes de integrar os livros e jogos ao Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE), as obras foram avaliadas e, quando necessário, adaptadas à política de livros e objetos educacionais do governo federal. A revisão e a adaptação ficaram sob a responsabilidade do Instituto Natura e CE-CEDAC.
 
Instituto Natura - Criado em 2010, é uma entidade sem fins lucrativos, instituída a partir da consciência de que a empresa tem um compromisso com a sociedade que vai além da atuação empresarial. O Instituto reúne as atividades relacionadas à educação e sociedade, com objetivo de fortalecer o investimento da Natura em ações sociais, garantir o modelo de financiamento e desenvolver um trabalho mais adequado de gestão e governança, tornando-os mais adequados aos desafios característicos desta frente que, em grande parte, diferem dos modelos relativos à dinâmica empresarial.
A atuação do Instituto tem como foco os projetos socioeducacionais e o programa Crer para Ver – desenvolvido, desde 1995, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica pública do Brasil. Além disso, o Instituto Natura trabalha na captação de recursos externos, promovendo o desenvolvimento de iniciativas e apoiando iniciativas de terceiros.
 
 
 
Confira os livros que serão distribuídos
Título                                                             Editora
Brinque Book canta e dança                       Brinque Book
Bruxa, Bruxa venha à minha festa               Brinque Book
Quem canta seus males espanta 1            Caramelo
Quem canta seus males espanta 2            Caramelo
Rei bigodeira e sua banheira                      Ática
A casa sonolenta                                          Ática
Contos de Perrault                                        Ática
Quem quer brincar de pique esconde?     FTD
O grande rabanete                                       Moderna
Salada saladinha                                          Moderna
Uma girafa e tanto                                        Cosacnaif
Volta ao mundo em 52 histórias                  Cia das letrinhas
A arca de Noé                                               Cia das letrinhas
O lobo e os sete cabritinhos                        Callis
Cabritos, Cabritões                                      Callis
Fiz voar o meu chapéu                                 Saraiva
Pêssego, pêra, ameixa no pomar              Salamandra
Boi da cara preta                                           L&PM
O bicho folharal                                             ROCCO
A flauta do tatu                                              ROCCO


Publicado em:
25/05/2012
Fonte: Marisol Machado - Roberta Montanari
geral@capitalpress.com.br © Capital Press - Agência Capital de Notícias